A equipe Letrare recebeu em Campo Grande-MS, o professor Celso Antunes, um dos grandes intelectuais do Brasil, que veio para realizar uma palestra e manhã de autógrafos. 

No sábado, dia 7/3/2015, o professor Celso Antunes falou durante 3 horas sobre ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL, para mais de 300 professores de nossa capital.

Ele dividiu suas palavras entre uma parte mais teórica, onde fundamentou o tema da palestra com estudos, pesquisas, observações e práticas de sucesso, e, na segunda parte, desenvolveu e deu exemplos de estratégias  que podem ser aplicadas em classe com os alunos.

De forma bem humorada, entre casos que vivenciou e práticas  observadas em países desenvolvidos pelos quais viajou, o palestrante provou que todo professor é capaz de trabalhar as emoções dos alunos tornando-os mais fortes, mais resilientes e com mais  empatia, seguindo cinco critérios imprescindíveis que ele descreveu com muitos detalhes. 

Trazendo inovação nos eventos que realiza, a Letrare Formação Continuada teve a ideia de unir a palestra deste renomado educador com momentos de autógrafos no livro “Trabalhando com a Alfabetização Emocional com qualidade”, com o objetivo de inspirar os educadores a serem, “alfabetizadores emocionais”, ou seja, professores que acreditam na educabilidade das emoções.

Os educadores que estiveram presentes riram, se emocionaram e avaliaram que foi um excelente evento pois trouxe novos conhecimentos e agregou valor a suas práticas, entendendo que é possível trabalhar e valorizar as emoções dos alunos desde a Educação Infantil até o ensino médio e superior.

Veja o álbum de fotos do evento em nossa página do facebook e sua entrevista no nosso canal do youtube.


Celso Antunes

Dono de um grande sorriso, é alegre, carismático e cheio de disposição. 

Quando o assunto é educação, transita facilmente por todas as suas nuances, tamanha é a bagagem que carrega e a experiência que acumula pelos vastos anos de atuação.

Ouvindo-o, ficamos inebriados, nos deixamos levar pelas palavras que saem soltas,  pelas colocações cheias de propriedade e desejamos que não pare de falar nunca, que o tempo não passe, que ele não se canse. 

Ouvi-lo é deixar-se enlevar com colocações poéticas e rir com os diferentes sotaques que cita em meio aos casos que relata. E a imaginação corre solta... Que incrível dom da oratória!!!

Ao ouvi-lo concluímos que as soluções para as questões da educação brasileira são tão fáceis e estão tão perto, basta cada um querer fazer acontecer...

Conversar com Celso Antunes é ter uma aula prática sobre o que é ser um educador,  mesmo que você não tenha a profissão de professor.